As necessidades dos alunos no ensino à distância

Melhor faculdade ead em tres lagoas Unoeste
Além disso, as necessidades do aluno devem ser atendidas, caso contrário, a aprendizagem
online não produzirá resultados bem-sucedidos ( Willis, 1994; Hamid, 2002 ). O tutor é
responsável por ‘preparar o ambiente instrucional’ ( Wegneret al. , 1999 , p.104) que orienta a
aprendizagem do aluno; entretanto, o aluno pode ter dificuldades em realizar a construção de
seu próprio conhecimento ( Alexander, 2001 ). Oferecer atividades online tem desafios
específicos, incluindo dificuldade de incentivar a participação ( Gibson et al. , 2001 ), ansiedade

dos alunos ( Hughes e Daykin, 2002 ), dificuldade de criar um diálogo crítico / analítico bem-
sucedido ( Hughes e Daykin, 2002 ), potencial para crenças equivocadas a serem geradas e

compartilhadas ( Weller, 2002 ), dificuldade de facilitação do debate online pelo tutor ( Hughes
e Daykin, 2002 ) e habilidade do tutor em responder prontamente às perguntas.
De acordo com Connolly et al. (2005 , p.66), ‘desenvolver materiais adequados é um grande
desafio’ para o ensino a distância. É necessário tempo substancial para preparar e entregar o
material ( Willis, 1994 ), e isso requer atualizações e manutenção contínuas. O material não
deve infringir direitos autorais; o material deve estar atualizado, embora seja ‘caro fazer
alterações constantes’; e o material deve estar em um formato adequado ( Willis, 1994, p.66).